Manteiga de Amendoim – A descoberta do ano!

Fico passada comigo mesmo a pensar como andei 3 décadas da minha vida sem saber o quão bom é MANTEIGA DE AMENDOIM! Que estúpida! Que inculta! (menos, vá…) Mas caramba! O raio da coisa é mesmo boa e eu perdi aqueles bons anos da minha vida em que podia comer um boião inteiro à colherada sem me preocupar com as calorias ou com os “pneus” pois enquanto somos novas toda a porcaria vai para algum lado, mas não acumula em lado nenhum! Devia ser sempre assim….humpf!

Já vos aconteceu o mesmo ainda que com outro alimento? Epá, digam-me de vossa justiça porque sinto-me tipo a formiga que encontrou um pacote de açucar inteiro e está feliz da vida porque não precisa de trabalhar o resto do inverno!!

Tudo isto começou no final do primeiro mês de acompanhamento com o Ricardo – Xtrafit. Como vos disse num post anterior, o 1º mês de “secagem” foi um pouco negro no sentido de que segui tão ao linha o plano, que o meu humor mudou drasticamente, andava mais ansiosa e mal humorada e reconheci que poderia ter haver com a falta de açucar a que estava tão habituada.

Era (e ainda sou, se me deixarem ou se eu me permitir) uma pessoa de grande apetência para a pastelaria (adoro bolos, principlamente a nossa pastelaria portuguesa – pastéis de nata, mil folhas, bolas de berlim….), e deixar de comer não esses porque não os encontro aqui, mas outro tipo de bolos, influenciou a minha glicémia e de que maneira. E então no final do primeiro mês, olhei novamente e com “olhos de ver” para a documentação que o Ricardo me tinha enviado no inicio do outro mês com tudo o que podia comer e as respetivas dosagens e fixei-me particularmente na manteiga de amendoim, fiz uma quantas pesquisas na net, de como comer, com o quê, dei uma vistas nas pessoas fit que sigo e de facto esta manteiga é bastante utilizada. Ora, após pesquisas e antes de comprar, perguntei (como sempre) ao Ricardo o que ele achava porque sentia realmente a necessidade de alguma coisa doce e sem qualquer dúvidas ele aconselhou, mas…e existe sempre um mas…não podia ser uma manteiga de amendoim qualquer, tipo aquelas que compras no supermercado – essas têm gordura hidrogenada, considerada cancerígena. Tens de saber escolher uma saudável, sem óleos e se possivel orgânica. Eu por exemplo uso uma da marca “Meridian” que facilmente encontro aqui na Irlanda e é igualmente fácil de encontrar nos supermercados.

MINHA GENTE! Aquilo foi um nascer, um revigorar, um revirar de olhos, uma explosão de mil e um sentimentos em apenas uma colher….de chá….Até hoje me pergunto como foi possivel nunca ter experimentado? Talvez por não ter esse hábito em casa desde criança, ou porque não é tão usual em Portugal, ou talvez seja, mas eu nunca liguei.

Mas isto é um bom exemplo para eu vos fazer ver o seguinte, hoje em dia dou muito mais valor àquilo que como, ao que posso comer e à variedade de comida que existe no mercado (boa ou má). Dou muitas vezes por mim, horas no supermercado a olhar para a comida (ainda que não seja para mim) e a ler rótulos e a pensar para comigo mesma: isto esteve à minha frente a vida toda e porque é que só agora dou conta da sua existência? Penso que se prende um pouco com o facto de agora a minha alimentação ser tão diferente. ATENÇÃO! Não como menos, antes pelo contrário, como mais, mas como muita coisa saudável e que em hipótese alguma da minha vida eu compraria porque preferia comprar, por exemplo, um pacote de bolachas ou uma caixa de donuts, e estava-me maribando para o resto, para o saudável, para o que realmente alimentava o meu corpo e não o que enganava. E eu que achava que era magra….era uma falsa magra ao que costumamos dizer quando as roupas cobrem tudo o resto…

Enfim, manteiga de amendoim…adoro! Com tudo, paquecas, torradas, barrada no pão, com banana – M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, à colherada, à chonchada da sopa (nunca tentei…caso a pensar  – mentira! Ricardo não te assustes, sabes que sou muito dedicada e não deixaria uma concha intrometer-se!).  E depois podes escolher com pedaços (crunch) de amendoim ou sem (smooth). Eu pessoalmente prefiro com pedaços, mas facilmente compro e COMO a outra, não precisam de pedir 2 vezes. Tenho de confessar que muitas vezes tenhos desvios, ainda que não muito grandes, e vou sempre na direção do armário onde está guardada a manteiga…o que posso fazer? Por vezes é mais forte! É muito bom, mas não exagerem na dose diária, pois a manteiga faz parte do grupo das calorias. Deves sim, ingerir calorias diárias (as consideradas saudáveis), mas tudo tem um limite! Valham-me os Santinhos todos se eu pudesse comer sem restrição…..

Considerada uma fonte de gordura “boa”, o seu consumo tem inúmeros beneficios, dos quais destaco a parte do fitness:

É uma excelente fonte de proteínas: O óleo de amendoim tem entre 25 e 30% de proteínas na sua composição, o que faz da manteiga de amendoim uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular (hipertrofia);

Ajuda a emagrecer: As proteínas e as fibras presentes na manteiga de amendoim prolongam a sensação de saciedade, auxiliando as dietas de perda de peso. Além disso, as fibras regulam o intestino e combatem a prisão de ventre. Todavia, o alimento é bastante calórico e deve ser consumido com moderação ou pode fazer engordar.

Fonte: http://www.hipertrofia.org/

Abaixo a foto da manteiga de amendoim da marca que compro. Não sei se aí existe esta marca, mas de certeza que arranjam outra marca qualquer, se não for nos supermercados (tentem na parte de produtos orgânicos/biológicos), arranjam de certeza nas lojas de suplementos ou mesmo no celeiro acredito que haja.

 

IMG_5289

 

Sigam-me no INSTAGRAM: joaninha.ie_fit

Meu Coach online: Xtrafit

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s