O custo (monetário) de uma vida saudável! Gasto mais ou menos?

Solicite-Orcamento2

Ora vamos lá às contas!

Ok, se falarmos do custo monetário de uma vida saudável que inclua ginásio e tudo o que advém daí…a resposta é sim! Não vale a pena andarmos com rodeios! Esta é uma pergunta que recebo algumas vezes e tento explicar da melhor maneira para que as pessoas nao fujam mesmo antes de começarem.

Para ser mais fácil, vou dividir este assunto em 2 tópicos: Comida e ginásio

seta Comida

Se falarmos de comida, não! Não gasto mais do que o que gastava antes, antes pelo contrário.

Passo a explicar:

Já não existe a compra de bolachas ou doces, aliás existe, mas em menor quantidade, a filhota e o marido continuam ter os miminhos deles, claro. Não privo ninguém de nada e não pressiono ninguem a viver o meu estilo de vida. Esse é um erro comum de muita gente que quer influenciar outros a mudar. Sim, podemos ajudar mas nunca pressionando. Não vai resultar!

O que compro agora é mais baseado na cena GO GREEN! E perguntam vocês, o que é isso? É basicamente tudo o que benefecia o nosso bem estar e a nossa saúde ajudando a ter uma vida mais saudável. Compro muito mais vegetais e fruta ao invés de massas, arroz, etc. E a diferença é que agora os vegetais e fruta não ficam a morrer no frigorifico/fruteira à espera que alguém lhes indique o caminho mais próximo para o caixote do lixo 🙂

O calendário mensal de compras também mudou, se antes fazia compras mensais agora faço compras semanais. Mas isto tem uma explicação simples. Se te queres manter no foco sem desvios, tens de ter sempre as tuas refeições prontas e à mão para não teres aquela recaída e parares no primeiro McDonalds que te aparecer à frente. E como faço isso? Preparo as minhas refeições antecipadamente. Para isso servem então as compras semanais. Todos os domingos, eu preparo as minhas refeições para a semana, isto implica fazer almoço e jantar para 5 dias e de seguida congelar. Como não é de todo saudável congelar comida por mais tempo do que isso, todas as semanas faço compras de carne/peixe/vegetais/fruta a contar com a semana que se avizinha. Got it?

Claro que durante a semana vou comprando o que vai faltando, dou como exemplo, ovos. É um alimento que consumo agora em mais quantidade e pelo menos a meio da semana tenho de comprar outra caixa, o resto deixo para as compras no fim de semana.

Existem também vários produtos que podes comprar e  podes despender alguns €€, como por exemplo, os molhos sem calorias. Eu pessoalmente, desde que os descobri, compro. Por exemplo, os molhos e toppings da “Walden farms” são maravilhosos, são todos sem Calorias e quando tenho a necessidade de algo mais “cheat meal” isto ajuda. Não influencia em anda a dieta e posso comer uma carne com molho BBQ que é uma maravilha, ou posso comer umas panquecas com topping de chocolate/morango/caramelo, etc…e com isto, aquele peso na consciência não existe. No entanto, estes molhos são mais caros que o normal e aqui sim tens alguma despesa, mas são opcionais e se não os quiseres comprar, não tens de o fazer pois em nada vai influenciar a dieta. É apenas um mimo para ti e ajuda a matar aquele bichinho do doce.

Resumindo, a tua carteira nao ficará mais “magra”.

Então neste ponto estamos esclarecidos,certo?! Passemos ao seguinte. Ginásio.

seta Ginásio

Aqui SIM, tens muito por onde “gastar”, mas tudo também depende do teu objetivo no momento. O custo com o ginásio pode ser dividido em várias partes:

1 – Mensalidade

2 – Personal trainer (se for o caso)

3 – Roupas / Tênis

4 – Suplementos

1 – Mensalidade – Valores à parte porque cada ginásio é diferente, este é um valor fixo e tens de sempre contar com ele, por isso não há muito a dizer.

2 – Personal trainer (se for o caso) – Aqui sim, podes ver os teus €€ ganharem asas e voar, no entanto esta opção fica ao critério de cada pessoa ao querer ou não um acompanhamento personalizado. A minha opinião em relação a este tema já é conhecida por quem me acompanha no blog e diariamente, SIM, apoio a 100% acompanhamento profissional até te sentires autosuficiente a nivel de treinos e nutrição. O personal trainer faz toda a diferença quando queres atingir um determinado objetivo e não considero, de todo, dinheiro mal gasto (partindo do principio que estás a ser bem acompanhado/a e que vês resultados).

3 – Roupas / Tênis – O meu calcanhar de aquiles neste momento! Acho que neste últimos 5 meses acumulei (diga-se, comprei!) mais roupa desportiva do que nos restantes 30 anos da minha vida. Aqui pelo menos tens de gastar alguma coisa, pelo menos num par de calças e uma T-Shirt, e uns tênis, vá…

Com o tempo acabas por ir gastando um pouco aqui e depois ali, isto à medida que te vais sentindo mais confiante com o teu corpo. Eu por exemplo nunca na vida me via usar calções no ginásio e agora posso dizer que quase todos os dias é o meu Outfit de eleição. Descobri também, por exemplo, que para treino de pernas existem tênis especificos e a verdade é que quando comprei o primeiro par a diferença foi notória e o treino correu de maneira completamente diferente, para melhor…

Depois é conforme a vossa escolha, ou vão às marcas, tipo Adidas, Nike, etc ou vão à marca branca. Mais uma vez, dou a minha opinião pessoal, a nivel de roupa a maioria das coisas que tenho são  marca branca, se gosto e assenta bem, compro. Já tentei por diversas vezes comprar de marca e não gostei da forma como a roupa ficava no corpo (sortuda, hein?!).  Com o calçado é diferente, dêem preferência à qualidade, vale mais gastar um pouco mais, mas vão ver que valerá a pena.

4 – Suplementos – Ora aqui está aquele ponto que considero o mais dispendioso de todos. E é de facto, independentemente do objetivo que tens definido para ti. Podemos começar e apenas nos ficar pelo mais conhecido de todos – Proteína Whey.

Se treinas com regularidade, assim como eu, ou estás a pensar em fazê-lo é importante o uso deste suplemento. Ele vai-te trazer os nutrientes adicionais que precisas por estares em constante treino fisico. Tem variadissimas vantagens, mas é essencial para o ganho de massa muscular e para a recuperação do músculo. Por isso, sim, não te prives deste. Depois tens um mundo imenso de suplementos que vão de acordo com o teu objectivo no momento.

Mais tarde falarei de outros que já tomei e tomo atualmente.

Então, este é o ponto em que considero haver mais gasto de dinheiro, os suplementos não são baratos e se forem, desconfia, a qualidade pode não ser a melhor. Antes de comprares, faz uma pesquisa na net, vê a opinião das pessoas e faz a tua escolha.

Resumindo: SIM, existe um custo acrescido, mas se mantiveres o foco, vês resultados, e com resultados vês o teu objetivo a ficar mais próximo e isso maltinha….isso é a maior recompensa! No fim, tudo compensa!

Foco e dedicação são as palavras de ordem! Alguém me acompanha?

Bom fim de semana!! Beijinhos!

Sigam-me no INSTAGRAM: joaninha.ie_fit

Meu Coach online: Xtrafit

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s