Descanso muscular é necessário!

body

Oláaaaaaaaa!

Mais um post riquissimo em informação para quem treina. Aproveitar enquanto não estou no ativo para partilhar conteúdos interessantes.

Como muitos já devem saber, a recuperação é a capacidade que o nosso corpo tem para se regenerar após o exercício. Quanto mais rápida for a nossa recuperação, mais rápido ganhamos força e volume muscular. Isto associado a uma dieta adequada, claro! E very importante, têm de saber “ouvir” o vosso corpo. Se existem sinais de que estão em overtraining e se não descansarem o suficiente, então esqueçam, não vão crescer…os músculos não tem capacidade para tal.

Força e ganhos musculares (ou perdas de gordura) são abundantes durante períodos de descanso – fora do ginásio. 

Então e perguntam vocês…porque é que o corpo tem de descansar? Não é suposto levantar carga par crescer??

A resposta é sim e não! Ainda sem perceber? Então vamos lá:

Sim, efetivamente o músculo precisa de ser estimulado para crescer e prova disso sou eu que não treino à já algumas semanas e noto uma diminuição no meu volume, no entanto quando treinas diariamente o descanso é necessário porque:

O sistema nervoso

precisa de recuperação. O corpo levanta primeiro o peso com o seu sistema nervoso (através do recrutamento das unidades motoras) e só depois com os músculos.

“Supercompensação”

É necessário um bom período de descanso para permitir que o corpo entre em um estado chamado “supercompensação”, onde todo o corpo se torna mais forte e mais apto.

Regeneração corporal

Que inclui recuperação mental, física e psicológica . Não só cada músculo exercitado precisa descansar, como também todo o corpo. O cansaço acumulado pode levar o corpo a um estado de overtraining (excesso de treino), o que faz com que não consigamos treinar no seu melhor (isto já me estava a acontecer em finais de Julho/inicios Agosto). É importante que o corpo recupere todos os sistemas antes de voltar a ser submetido a estímulos intensos.

Após esta informação, ficaste a saber queos músculos não crescem enquanto treinas, nesses momentos estás a estimulá-los. Os músculos crescem entre os treinos mas apenas de tiverem o descanso e a nutrição adequada para gerar crescimento.

Por fim, deixo-vos aqui uma citação que achei bastante adequada a este artigo e que resume tudo:

“(…), lembre-se que seu corpo é um equilíbrio e quaisquer excessos serão maléficos e em nada ajudarão!”

Beijinhos e espero que tenham gostado!

Sigam-me no INSTAGRAM: joaninha.ie_fit

Meu Coach online: Xtrafit

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s