6 dicas para te manteres focado/a durante o Inverno

winter-1Ninguem odeia o inverno mais do que eu, especialmente agora que moro num país em que 90% do ano está frio e a chover! Está frio, os dias escurecem às 3 da tarde e isto tudo conjugado pode desmotivar qualquer pessoa, mas isso não é desculpa para  deixarem de parte o vosso lado fitness e saudável de lado.

O inverno está a chegar, sim…e por isso é tão importante que nos mantenhamos ainda mais focados nos nossos objetivos para nos mantermos saudáveis, fortes e fit o ano todo. É nesta altura do ano que o corpo se constrói e se define. Eu sei, é bem mais fácil ficar em casa quando está frio ou a chover ou depois de um dia intenso de trabalho em que só queres um sofá para relaxar, e por isso estou aqui para te dar algumas ideias (experiência própria) para contornares isto não deixando a tua motivação ir por água abaixo e para te manteres na linha durante o Inverno.

  1. Planeia os teus treinos

Eu pessoalmente adoro treinar pelas manhãs, acordo revigorada e é bom para abrirmos a pestana num instantinho além de que sinto que a energia está a 100%. No entanto só o consigo fazer aos fins de semana. Durante a semana vou depois do trabalho mas para que não chegue a casa e nem pense sequer em não ir, já deixo tudo pronto no dia anterior.

Esta é a dica para não arruinares o teu foco.  Sabendo de antemão a que horas vais treinar no dia seguinte, deixa já tudo pronto no dia anterior antes de ires para a cama: roupa de treino, mala de desporto e suplementos. Assim não tens de chegar a casa no dia seguinte e pensar Ah e agora o que vou vestir para levar ao ginásio..ah e tal tenho de ir preparar o meu pre treino, pesar a whey e os suplementos, que seca!, etc…NÃO! É chegar a casa, pegar nas coisas e abalar para o ginásio sem olhar para trás. Chegas cansado/a, mas sais de lá com o sentimento de dever cumprido. E essa é a melhor parte do teu dia, garanto-te!

  1. Se preferes atividades ao ar livre, investe num “kit de inverno”

Luvas, gorros, casacos, meias, leggings…tudo próprio para atividades no exterior e próprias para suportar baixas temperaturas.

Hoje em dia já é muito fácil encontrares este tipo de roupas, Sport zone, Decathlon e até mesmo os supermercados Lidl e Aldi já as vendem nas promoções semanais. Só sentes frio se quiseres, só inventas desculpas porque queres! Sê mais forte que o frio! 🙂

  1. Faz treinos de alta intensidade (HIIT) em casa

Tenho uma relação de amor-ódio com este tipo de treino, acho que já o mencionei em outros posts. É do pior porque sais de lá a pingar, literalmente, mas as alterações corporais após vários treinos de HIIT são brutais e todo o esforço compensa. É a mehor forma de queima de gordura e deixa-te com a energia lá no topo, acredita!

Eu pessoalmente prefiro fazer em bike ou passadeira, no entanto podes muito bem fazer sem equipamento e fazer uma série de exercicios, tais como flexões, abdominais, burpees, etc… e isto sem sequer saires do quentinho da tua casa (ainda que ao fim do primeiro exercicio já estás tipo a morrer de calor).

  1. Se não tens motivação para treinar sozinho, arranja companhia

Treinar com alguém pode ser uma grande ajuda quando não tens motivação ainda para mais se fores sozinho/a. Ter alguém com quem partilhar treinos pode ajudar a manter o foco e até a sentir uma certa competição para ver quem atinge o objetivo primeiro…eheheheh

Além de que se estás compromeitdo com alguém para ir treinar diariamente, é muito mais dificil dizer não ou arranjar uma desculpa para não ires. Existe sempre o sentimento de culpa. 🙂

  1. Prepara as tuas refeições antecipadamente (Prepare like a boss 🙂)

Vamos dar o Domingo como o ponto de partida, ok? Então, depois de teres feito o teu treino da manhã e teres saboreado aquele pequeno almoço reforçado cheio de proteinas e gorduras boas, é hora de pensar nas refeições para o resto do dia (para te manteres no foco e sem desvios) e para a semana que se aproxima.

O sucesso para o progresso que tanto queres a nivel corporal começa na alimentação e para tal, é por aqui que deves começar, na preparação semanal.

  1. Mantém-te hidratado/a

Neste frio o que mais me apetece são bebidas quentes. Adoro um bom Cappucino ou um Latte, mas a verdade é que não são nada bons para manter a linha.

Bem sei, que no inverno é mais dificil beber água, não dá vontade,  no entanto podem sempre beber um chá quentinho que ajuda a acalmar o estômago, a enganar a fome e não influencia em nada a dieta. A água ajuda e muito na retenção de liquidos (clica aqui para saberes mais), ao beberes mais, mais deitas para fora o que consequentemente ajuda na queima de gordura.

O meu conselho, vindo do meu coach, bebam 1 a 2 copos de água ao acordar, em jejum e depois tentem beber entre 2 a 3 litros de água por dia. Parece muito eu sei, mas é uma questão de hábito e ajuda e MUITO a mantermo-nos na linha, além de que a água tem inúmeros beneficios, como:

  • Pele mais saudável
  • Dentes e ossos mais saudáveis
  • Ajuda na digestão
  • Redução a sensação de cansaço (sabiam?)
  • Ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, ficamos mais lentos, menos ativos e consequentemente queimamos menos calorias.

 

Espero que tenham gostado deste post. Agora ‘bora lá arregaçar as mangas, que o inverno está mesmo aí mas estamos prontos para enfrentá-lo juntos!

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Meu Coach online: Xtrafit

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